• 22 2525-9000

  • 22 99833-2450

Blog

Dicas para viajar de moto

27/04/2022


Para quem ama a vida sobre duas rodas, sem dúvida, sempre é hora para cair na estrada e viajar de moto! Mas, antes de sair de casa, estar com a moto revisada é fundamental para evitar inconvenientes no trajeto.

Por isso, a Moto Scala listou alguns cuidados básicos e fáceis para você viajar de moto preocupado apenas em curtir o caminho.

Viajar de moto é antecipar problemas

Nunca deixe a revisão para a última hora. Ao decidir viajar, antes de mais nada, marque uma ida à oficina autorizada para estar sempre com sua motocicleta em dia.

● Óleo e filtros

Não só o nível de óleo, mas também o momento de efetuar a troca deve ser alvo da sua atenção. O filtro de óleo do motor, mesmo que dentro prazo, merece uma checagem de prevenção. Evite contratempos e complete o nível do óleo, especialmente em caso de viagens mais longas!

● Líquido de arrefecimento

Motos resfriadas com água precisam do reservatório no nível indicado. Antes de viajar, confirme se está completo. Além disso, o produto a ser usado para o resfriamento deve ser o indicado pelo fabricante. Com isso, você evita danos sérios no motor.

● Kit relação

Composto de corrente, coroa e pinhão, o kit relação é responsável pela transferência de força do motor até a roda traseira.
Assim sendo, o seu desgaste, a falta de lubrificação e até mesmo folgas na corrente devem ser sempre verificados. Ainda mais se a sua viagem for longa.

Itens do dia a dia

Às vezes, antes de viajar de moto, nos dedicamos tanto às partes internas do veículo. Como consequência, esquecemos do que está bem na nossa frente, que usamos o tempo inteiro.

● Sistema elétrico

Jamais deixe de verificar os componentes elétricos de sua moto, como por exemplo setas, farol, luz de freio, lanterna e buzina. São itens de extrema importância e que podem evitar acidentes.
Uma seta antes de mudar de faixa pode salvar uma vida. Esteja atento aos pequenos detalhes.

● Freios

Todo o sistema de freios deve ser levado em conta. Além das marcações das pastilhas, o nível de fluído e o tempo de uso, no caso de freios a disco.
Já para freios a tambor, observe a indicação de desgaste da sapata, bem como as condições de cabos e do varão de freio. O desgaste destas peças deve ser considerado para garantir um bom sistema de freio funcionando de forma correta quando você for viajar de moto.

● Pneus

Tenha atenção ao desgaste dos pneus! Para isso, confira os indicadores que possibilitam a sua fácil verificação. Esses indicadores são chamados de T.W.I e ficam localizados entre os sulcos de rodagem dos pneus. São eles o limite de uso e essa superfície não deve tocar o solo. Caso estejam tocando, o pneu deve ser substituído.
Mantenha a calibragem em dia, sempre com a quantidade recomendada pelo manual da motocicleta. Isso mantém o conjunto equilibrado e com aderência ideais para a pilotagem.
Além disso, seus pneus vão durar mais. Agora, ficou fácil: agende sua visita, revise a moto e boa viagem!

Dica sugerida por: Igor da Silva Mariquito – Mecânico de manutenção de motocicletas da Moto Scala

Compartilhe:

Tem interesse em uma honda?

Preencha o formulário abaixo:

    Modelos em destaque

    Copyright © 2024 - Honda Moto Scala

    Desenvolvido por UM Agência