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08/07/2024
Os motociclistas mais antigos não davam muita importância à bateria de suas motos, em parte pelo fato de que a maioria das motocicletas não tinha partida elétrica. Acionar o motor era uma tarefa que exigia energia, a da perna, para o acionamento do pedal de partida, também conhecido como kick-start. A eletrônica das motos do passado era muito simples. Sistema de injeção eletrônica de combustível não existia nem freio ABS…
Resumindo, a bateria das motos de antigamente poderia passar a vida toda “meio morta” sem causar grandes problemas. Atualmente, todas as Motos Honda têm partida elétrica; e com uma bateria descarregada, ou mesmo fraca, você não conseguirá ligar o motor da maneira correta. Enfim, seja qual for sua moto ou scooter, velha ou nova, vale a pena cuidar bem de sua bateria. Abaixo, algumas dicas sobre como aumentar a vida útil da bateria.
Durabilidade
Em geral uma bateria de moto dura, em média, três anos. Mas pode ir até seis anos (as vezes até mais). Essa grande variação depende de diversos fatores. Quem usa a moto todo o dia, em percursos médios e/ou longos, sem muitos liga-e-desliga, exigirá pouco da bateria. Já quem faz trechos curtos, constantemente acionando a partida elétrica, a submeterá a um sacrifício maior, o que diminuirá a vida útil.
Ladrões
De moto? Não, de energia! A partida elétrica “suga” muita energia da bateria. Se sua moto demora para pegar, em vez de ficar com o dedo colado no botão, visite seu mecânico de confiança, uma vez que isso não é normal. Moto deve pegar de primeira. Buzina é um acessório que também exige muito da bateria, portanto evite buzinadas prolongadas, assim como deixar farol e pisca ligados e apoiar o pé no freio com o motor desligado. Outro “ladrão” de carga é um terminal da bateria frouxo, o que é normal ocorrer por conta da vibração da moto. Acostume-se a, periodicamente, livrar os terminais de oxidação e a verificar o aperto.
Inatividade
Vai viajar por um longo período de tempo? É o caso de consultar o Manual do Proprietário de sua Honda. Entre outras dicas, a recomendação quanto à bateria é proceder à retirada e guardá-la em local protegido. Uma bateria nova e carregada, bem armazenada, é capaz de conservar a tensão por meses. Quando reinstalada, fará sua moto funcionar direitinho. Se você dispõe de um local abrigado, pode deixar sua bateria na moto e conectá-la a um mantenedor de carga, que evitará que a bateria se descarregue. Atenção: opte por aparelhos de boa qualidade.
Clima
Baterias sofrem com temperaturas baixas, portanto, se você mora em uma região fria, a bateria de sua moto tenderá a durar menos do que o mesmo componente usado de maneira equivalente em uma região de clima quente. Colocar um cobertorzinho em sua moto? Não é o caso, mas, se puder estacionar em local abrigado de vento e chuva, a bateria agradece.
Manutenção
As baterias atuais, seladas, não exigem adição de água destilada, como ocorria nas baterias mais antigas. Portanto, só resta a você cuidar dos terminais (aperto e eliminar oxidação) e lembrar que, se você roda pouco, ligar sua moto por dez, quinze minutos, imaginando que isso ajudará a bateria a manter a carga, é um engano. A energia para ligar o motor só será recuperada se você rodar ao menos 5 km. Desse modo, o melhor (e mais divertido), para a bateria e para você, é mesmo usar sua moto!
Lendas
Você tem o hábito de estacionar sua moto na garagem apoiando o cavalete lateral (ou central) em algum tipo de material isolante, borracha, plástico ou madeira? Parabéns! O chão da garagem não ficará arranhado, mas, se você acha que isso ajuda a manter a carga da bateria, esqueça. A energia não foge pelas partes metálicas citadas. Por outro lado, se você instalou alarmes antifurto ou acessórios, como faróis auxiliares, tomadas e/ou conectores, a chance desses dispositivos não originais “roubarem” energia de sua bateria é grande.
Conclusão
Bateria tem vida útil. Às vezes, ela avisa que está cansada, às vezes deixa você na mão “do nada”. Saber qual a idade da bateria de sua moto ajuda a prever o momento mais adequado para a troca sem ser pego de surpresa, mas melhor que isso é usá-la de maneira correta, como descrito acima. E, na hora da troca, não invente moda, escolha bateria de idêntica especificação à original, a indicada no Manual do Proprietário.
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